Querido amigo,

Que palavras posso dizer a você quando sua vida é difícil e você está sofrendo? Se estivéssemos cara a cara, eu provavelmente não começaria com palavras. Eu gostaria que você fale quando puder. Eu quero conhecer você, o que você está passando, o que significa para você e como você está. Simplesmente estar presente e transmitir a você que suas lágrimas, mágoa e confusão são válidas provavelmente seria mais útil. Muitos sábios cristãos comentaram que os conselheiros de Jó foram bem até que abriram a boca (Jó 2: 11-13), e eu certamente não acho que haja alguma palavra mágica que torne tudo melhor.

Mas quando chega a hora de dizer algo, eu posso dizer isto: Jesus é um amigo muito compreensivo, companheiro sofredor e Salvador. Ele andou por uma estrada difícil. Ele sentiu sua própria angústia e dor esmagadora (Isaías 53). Ele entende. Ele é compassivo para com você. Pelo conforto de Sua presença e simpatia, ele pretende conduzir você e atraí-lo para Ele mesmo.

Eu encorajo você a ir até Ele e falar com Ele. Existe algo a respeito de nossa capacidade de encontrar palavras para expressar o que estamos experimentando que faz uma diferença genuína. Um sábio cristão de muitos séculos atrás disse: “Abrir o coração para o amigo dobra nossas alegrias e reduz nossas mágoas ao meio”. Descobri que isso é verdade. Compartilhar uma alegria realmente duplica a alegria. E, claro, compartilhar a mágoa nunca leva tudo embora, mas há algo sobre falar com alguém que realmente se importa com você que abranda suas feridas. Você não está sozinho.

Os salmos, cheios de mágoa e tão cheios de fé, muitas vezes começam simplesmente dando voz à experiência do sofrimento. É significativo notar que eles não clamam simplesmente em um grito de dor. Eles clamam ao Deus que ouve, que se importa, que se aproxima, que ajuda. Nós podemos falar com nosso Deus. Que você possa clamar ao nosso Deus. Ele chama você de amigo. Ele se importa profundamente com você. Ele é seu Salvador. Confie Nele. Ele andou por essa estrada antes de você. Ele promete andar com você nisso.

E eu posso dizer mais uma coisa. O sofrimento deve ser percorrido um passo de cada vez. Seja honesto. Não tome atalhos. Deixe que o problema de cada dia seja suficiente para aquele dia. Procure seu Pai. Se você o procurar, você o encontrará.

———————————————————-

David Powlison foi diretor executivo da Christian Counseling & Education Foundation, editor da revista Journal of Biblical Counseling e autor de vários livros sobre aconselhamento bíblico.

Texto original disponível em: https://www.ccef.org/resources/blog/open-letter-suffering-christian

Tradução: Alexandre Valotta da Silva