Vivemos na era da comunicação instantânea. A internet móvel, as redes sociais, os aplicativos de mensagens rápidas e os smartphones tornaram possível estarmos conectados a centenas de pessoas, em qualquer lugar e a qualquer momento. Como resultado, gastamos cada vez mais tempo curtindo postagens, acompanhando mensagens de grupo e “conversando” online, principalmente usando o telefone celular. Nesse contexto, há algumas perguntas que todo aquele que deseja ser discípulo de Cristo deveria fazer: Quanto do tempo que Deus me dá a cada dia está tomado por toda essa “conectividade”? Quanto daquilo à que me exponho nas redes sociais tem a ver com os valores do Reino de Deus? Minhas postagens e conversas online refletem meu temor a Deus e minha fé em Cristo?

O mundo está cheio de conversas tolas e inúteis, principalmente no ambiente da internet e redes sociais. Por outro lado, a Bíblia está repleta de conselhos e instruções bastante práticos sobre o nosso falar e agir. Vejamos um pouco do que a Palavra tem a dizer…

UM POUCO DA PALAVRA DE DEUS…

A Bíblia revela as diferenças entre o caminho do sábio e do tolo, isto é, daqueles que buscam a Deus e aqueles que o rejeitam. Uma vida que busca a Deus é sábia e útil. Uma vida que rejeita a Deus é tola e inútil. A conversa das pessoas revela onde está seu coração: na sabedoria ou na tolice. Você usa muito Facebook, Whatsapp, Messenger, etc? A Bíblia diz: “Do muito falar nasce a conversa inútil do tolo” (Eclesiastes 5:3b). O que as pessoas mais “curtem” e “compartilham” nas redes sociais? Quais os assuntos mais frequentes? A Bíblia diz: “Em meio a tantos sonhos, absurdos e conversas inúteis, tenha temor a Deus” (Eclesiastes 5:7).

Talvez você pense: “Eu não escrevo nada de mal e, na maior parte do tempo, apenas ‘acompanho’ as conversas e as postagens das pessoas. Além disso, são apenas bobagens sem valor. Não há mal nenhum nisso”. Mas Deus pensa diferente. Ele deseja que não haja espaço para conversas tolas e inúteis em sua vida (Efésios 5:4, 1Timóteo 6:20). A Palavra de Deus ordena que você não dê ouvidos (atenção/tempo) a conversas tolas, pois isso o faz caminhar para a IMPIEDADE e o identifica com aqueles que estão debaixo da IRA DE DEUS (Efésios 5:6, 2Timóteo 2:6). Não participe das obras inúteis das trevas, isto é, não use seu tempo com aquilo que não tem utilidade para Deus (Efésios 5:11). Não perca tempo com o que é inútil, pois assim fazem os insensatos, que andam nas trevas! Ao contrário, aproveite cada instante do seu tempo vivendo sabiamente, como aqueles que buscam andar na luz (Efésios 5:16).

CONVERSAS INÚTEIS TEM CONSEQUÊNCIAS…

Talvez você não tenha pensado sobre isso, mas suas conversas têm grande impacto na sua vida, seja pelo que você recebe (escutando ou lendo), seja pelo que você transmite (falando ou escrevendo). A Bíblia nos adverte: “A conversa do insensato traz a vara para suas costas, mas os lábios do sábio o protegem” (Provérbios 14:3) e ainda: “A conversa do tolo é sua desgraça, e seus lábios são uma armadilha para sua alma” (Provérbios 18:7). Está correto o ditado popular que diz: “O peixe morre pela boca”! Suas conversas trarão consequências para sua vida neste mundo. “Lábios sábios” resultam em proteção, enquanto as conversas tolas e inúteis resultam em dor nesta vida… E na eternidade! Não bastassem as consequências terrenas de nossas conversas tolas, Jesus deixa muito claro que há também consequências eternas: “Mas eu lhes digo que, no dia do Juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado” (Mateus 12:36). Será que tomamos estas palavras do Senhor com a seriedade devida? 

HÁ UMA PROMESSA ESPECIAL DE DEUS PARA QUEM DEIXAR AS CONVERSAS INÚTEIS

Se você está pensando que Deus tem apenas juízo e condenação para nossas conversas, está enganado! Aqueles que decidem consagrar ao Senhor sua vida, incluindo suas conversas, tem uma promessa especial do próprio Deus: “ ‘Se você vigiar seus pés (…), deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai’. Pois é o Senhor quem fala” (Isaías 58:13,14). Deus promete ser a sua alegria e lhe conceder uma vida abundante! Creia nisso e disponha-se a abandonar as conversas tolas e inúteis. Não permita que as horas do seu dia e sua própria vida lhe seja roubada pelas redes sociais, pelo Facebook, Whatsapp, ou qualquer outra coisa! Não troque as bênçãos de Deus por nada!

UMA ORAÇÃO…

Diante de tudo isso, espero que você, por amor e temor a Deus, possa fazer a oração abaixo:

“Senhor, eu confesso que tenho desperdiçado tempo com aquilo que não Te agrada. Eu decido, diante do Senhor, abandonar o hábito de perder tempo com conversas tolas e inúteis, sejam presenciais ou digitais (Facebook, Whatsapp, Messenger, etc). Senhor, pela Tua graça e pelo Teu Espírito, me ensina a usar minhas conversas como ferramentas nas Tuas mãos e faça de mim um verdadeiro porta-voz da Tua Palavra. Em nome do Teu Filho Jesus Cristo. Amém”.