Tenho uma confissão a fazer. É embaraçosa e humilhante, mas estou disposto a fazê-la publicamente.

Por que estou divulgando essa luta minha? Porque primeiro, não há nada que você possa descobrir sobre mim que não tenha sido coberto pelo sangue de Jesus. E segundo, eu sei que não sou o único que tem essa luta.

Espero que, ao fazer essa declaração, eu encoraje você a ser honesto também.

Aqui está a confissão: nem sempre eu estou animado ou motivado para ler a Bíblia.

Sinto o peso e a vergonha, particularmente no início de um novo ano, quando somos chamados a iniciar planos de leitura da Bíblia.

Hoje, e na próxima semana, quero encorajá-lo e inspirá-lo a perseverar em seu estudo bíblico pessoal. Quero compartilhar oito bênçãos capazes de dar vida e mudar o coração. Bênçãos que vêm com o tempo na Palavra de Deus.

Aqui estão os quatro primeiros:

Consciência de Deus

As Escrituras são tão importantes porque é ali que descobrimos Deus. Se somos criados para Ele, planejados para caminhar em estreita comunhão com Ele e chamados a amá-Lo e servi-Lo, como podemos fazer essas coisas sem primeiro conhecê-Lo?

O tempo pessoal com a Bíblia estimulará a consciência de Deus. O retorno consistente à Palavra impedirá a amnésia de Deus. Como pecadores, estamos em constante risco de esquecer (no nível prático) que Deus existe.

Autoconsciência

A segunda coisa mais importante por trás de um conhecimento de Deus que molda a vida é um autoconhecimento que humilha o coração. É por isso que Deus nos abençoou com o espelho que é a sua Palavra (Tiago 1:22-25). Analisá-lo com regularidade e atenção fornecerá uma imagem precisa de quem somos e a profundidade de nossa necessidade.

Todos devemos abandonar a noção de que ninguém nos conhece melhor do que nós mesmos. Enquanto o pecado persistir, haverá uma porção de cegueira espiritual em todos nós (Jeremias 17:9).

Conhecimento do plano de Deus

Você e eu fomos planejados para viver por algo muito maior do que nós mesmos – “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10). Mas o que significa na prática buscar o reino de Deus todos os dias?

A resposta está espalhada página após página nas Escrituras. A Bíblia mostra um retrato de como é ter nossas vidas moldadas pelo que Deus deseja para nossas vidas. O estudo das Escrituras nos resgatará dos limites claustrofóbicos de nossos pequenos reinos egocêntricos e nos levará para seu grande reino de glória e graça.

Transformação pessoal

O que Deus está fazendo aqui e agora em sua vida? Eu posso lhe dar a resposta em uma palavra – mudança. Sim, o poder do pecado foi quebrado, mas a presença do pecado ainda permanece, então Deus está trabalhando pela graça para transformá-lo progressivamente.

Eu amo a metáfora de Isaías 55:13 – um arbusto de espinhos se torna um cipreste. Quando você permite que a chuva da Palavra de Deus regue sua alma, você não se torna uma versão melhor do que era antes. Não, pela graça, você se torna algo radicalmente novo e organicamente diferente!

Então continue lendo sua Bíblia nesta semana. Enquanto o mundo procura desesperadamente encontrar um objetivo em 2020, ele já foi entregue a nós pela graça.

Dentro das páginas das Escrituras, você vai desvendar o significado da vida, descobrir quem você foi projetado para ser, vai receber uma declaração de missão para sua existência e experimentar literalmente um “ano novo, novo você” (pelo poder do Espírito Santo).

Isso soa como a resolução de Ano Novo mais significativa que você poderia fazer. E a melhor parte? É uma resolução que você pode tomar todas as manhãs pelo resto da sua vida (Lamentações 3:22-23)!

Deus o abençoe,

Paul Tripp

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

1. Existe algo que o distraia consistentemente de ler a Bíblia? Com que parte do estudo das Escrituras você mais luta?

2. Qual aspecto do caráter de Deus você mais precisa lembrar hoje? Você experimentou recentemente uma amnésia de Deus na vida cotidiana?

3. O que a Palavra de Deus revelou sobre você? Como você está respondendo a essa revelação?

4. Em que área Deus está chamando você para abandonar seu próprio reino e contribuir com o reino Dele nesta semana? Seja específico ao considerar o que pode ser necessário sacrificar.

5. O que você mais quer mudar na sua vida em 2020? Isso é motivado pelo amor próprio ou pelo amor a Deus? Que prioridades você precisa mudar para entrar na página da agenda de Deus para sua transformação pessoal?

_________________________

O Dr. Paul David Tripp é pastor, palestrante e autor best-seller. Com mais de 30 livros e séries de vídeos sobre a vida cristã, sua paixão é conectar o poder transformador de Jesus Cristo à vida cotidiana. Ele mora na Filadélfia com sua esposa Luella.

Texto original (em inglês) “My Embarrassing 2020 Confession” disponível em: https://www.paultripp.com/wednesdays-word/posts/my-embarrassing-2020-confession

Traduzido e adaptado por Alexandre Valotta da Silva.