Eu tenho uma placa colocada sobre a porta do meu quarto há anos. Ela diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Salmo 46:10). Sou uma mãe ocupada que dou aulas aos meus filhos em casa e a coloquei como um lembrete para mim mesma. Quando saio do quarto todas as manhãs, entro em um dia cheio de provações e tentações inesperadas. As palavras me desafiam a confiar em Deus no meu dia e com o que quer que possa acontecer. Meu trabalho é apenas permanecer no meio do caos que me espera no andar de baixo.

Há pouco tempo, me deparei com essas mesmas palavras no livro de Êxodo. Moisés estava falando com pessoas atemorizadas. Quando os israelitas fugiram da escravidão no Egito, eles se viram presos entre o Mar Vermelho e o exército de Faraó. Agora eles estavam em uma situação pior do que estiveram como escravos, e parecia que sua morte era iminente.

Lendo as palavras que Moisés falou ao seu povo amedrontado, meu coração se encheu de uma esperança renovada. Durante anos, eu mantive o pensamento na ideia de ficar parada. E por tantos anos, meu coração trabalhou com novas ansiedades. Mas aqui no Êxodo, Moisés acrescentou cinco pequenas palavras que eu já tinha visto centenas de vezes antes. Ele disse: “O Senhor lutará por vocês; tão somente acalmem-se” Êxodo 14:14.

O Senhor lutará por vocês. Essas palavras saltaram da página quando as li. O Senhor lutará por você. Elas me deram um entendimento renovado do porquê devo me aquietar. Eu posso ficar quieta e em paz porque o Senhor lutará por mim. Anteriormente, eu só tinha ouvido o mandamento, mas estava perdendo a promessa. E esta foi sua promessa para mim, sua filha amedrontada.

Meu coração se encheu de alívio. O Senhor luta por mim. Alguém melhor, mais forte, mais sábio, fiel e amoroso estava lutando por mim. Ele luta – e então eu posso descansar. Ele vai me proteger. Ele protegerá meus filhos. Ele lutará contra os efeitos da queda que invadem minha casa e meu coração. Isso me deixa livre para aquietar.

Essas verdades também estiveram presentes o tempo todo no Salmo 46. Mas eu peguei um trecho da verdade e a isolei da esperança maior e mais robusta que o salmista lançou.  Aqui está a passagem mais completa que leva ao verso “aquietai-vos”.

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam” (Salmos 46:1-3).

É a mesma lógica das palavras de Moisés no Êxodo: o poder e a força de Deus são a razão pela qual podemos nos aquietar, mesmo quando as águas rugem e os montes se abalam em nossas vidas. Agora, em vez de olhar para o meu fracasso em me aquietar, olho cada vez mais para quem promete lutar por mim.

Isso me fez pensar se há outras promessas que eu havia ignorado por focalizar apenas nos mandamentos. Dois vieram à mente.

“Não temas…”

Esse é o mandamento que ouvi, mas ele está ligado a esta bela promessa:

“… porque estou contigo” (Isaías 41:10).

Aqui está mais um: “Agradeça ao Senhor”.

Novamente, quando me concentro apenas no mandamento, então eu luto. Mas minha gratidão transborda quando eu faço a conexão com a promessa: “… porque ele é bom; o seu amor dura para sempre” (Salmo 107: 1).

Estou propensa a esquecer as promessas. Você está contemplando as promessas que Deus fez para você? Ou existem maneiras pelas quais, como eu, você fez do mandamento a única coisa que ouviu?

Se ouvirmos atentamente suas promessas, elas se tornarão mais proeminentes e Ele se tornará mais precioso.

___________________________

Darby Strickland é mestre em divindade na área de aconselhamento pelo Westminster Theological Seminary e bacharel em Bio-psicologia pela Universidade de Chicago. Ela foi missionária na Irlanda do Norte por dois anos e trabalha com aconselhamento há mais de uma década.

Texto original (em inglês) “When a Command Became a Promise” disponível em https://www.ccef.org/when-a-command-became-a-promise/?mc_cid=3d72b768e8&mc_eid=ea53fb2529

Traduzido e adaptado por Elias Naline Shumiski.