“Agrada-te, Senhor, em libertar-me; Apressa-te, Senhor, a ajudar-me.” Salmos 40:13
“Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus.” Salmos 18:6
“Ouve a minha voz quando clamo, ó Senhor;” Salmos 27:7
“Ouve as minhas súplicas quando clamo a ti por socorro, quando ergo as mãos para o teu Lugar Santíssimo.” Salmos 28:2

Você pode se enxergar nessas súplicas? Os seres humanos são sofredores. A vida não é do jeito que deveria ser. A vida no planeta Terra é muitas vezes interrompida quando buscamos momentos de paz. O pecado que se originou no jardim afetou tudo. Muitas vezes, os relacionamentos são tensos e os nossos entes queridos morrem. As escrituras são totalmente honestas sobre tudo isso, e assim nosso Deus gracioso nos dá uma saída: o presente de lamento diante do trono do Todo-Poderoso.
Mas o que é lamento? Lamento pode ser definido como “um grito de tristeza”, “expressar tristeza” ou “lamentar em alta voz”. [1]
Os humanos não foram feitos para suportar a vida sozinhos, mas para se relacionar com o nosso Criador. Portanto, clame a Ele em seu tempo de necessidade (veja também Hebreus 4: 15-16).
O Clamor ao Senhor foi revelado pelos escritores da Bíblia e é encorajado pelo Senhor. Isso tem muitas implicações. Na verdade, há um livro inteiro sobre lamentações chamado “Lamentações”, escrito pelo “profeta chorão” Jeremias.
Então lembre-se na sua angústia de que você não está sozinho. Muitos sentiram dores comoventes e mostraram para você como recorrer ao seu Criador. Que privilégio e que gracioso é nosso Senhor!
Permita-me levá-lo ao meu exemplo favorito de como deve ser o lamento. Os Salmos 42 e 43 são belos exemplos de lamento em tempos de intensa dor. [2] Você pode sentir a angústia ao ler as perguntas que vem da alma deste filho de Corá.

O lamento da forma certa nos faz recordar
O escritor diz: “Lembro-me dessas coisas ao derramar minha alma …” (42: 4). O salmista está refletindo sobre como costumava ser a adoração.
Do que você está recordando? De um aniversário? De como costumava ser o Natal? De uma comemoração que desperta lembranças em sua mente?

O lamento da forma certa nos traz a seguinte pergunta “por que?”
“Eu digo a Deus, minha rocha: por que você se esqueceu de mim? Por que eu luto por causa da opressão do inimigo” (42: 9)? O escritor acredita que está experimentando abandono por ninguém menos que Deus!
Você já pensou isso? Onde está Deus no meio dessa dor? Estou sendo punido? Por que o Senhor parece silencioso? Essas são perguntas que os salmistas fazem repetidamente e são comuns aos seres humanos.
O famoso pastor Charles Spurgeon também lutou com isso. Em seu Tesouro de Davi, ele escreveu: “É permitido que a fé indague ao Deus dela as causas de seu descontentamento, e ela pode até expor-se a ele, lembrá-lo de suas promessas e perguntar por que aparentemente elas não são cumpridas. Se o Senhor é realmente nosso refúgio, quando não encontramos refúgio, é hora de levantar a questão: ‘Por que isso?’ ” [3]
Você aprendeu a perguntar “por que?” corretamente?
O salmista não para com “por que?” Enquanto lamenta, lembra-se de quem Deus é e isso conforta a alma.

O lamento apropriado lembra que existe um Deus que é real
O herói deste salmo é realmente o Deus do universo. Seria fácil se perder na tristeza e no sofrimento do Salmo e não ver que em 16 versículos há pelo menos 17 verdades sobre quem é Deus!
Ele é o Deus vivo (42: 2) do “amor inabalável” (42: 8) e Aquele que canta de noite (42: 8). Ele é a nossa “rocha” em meio a turbulências (42: 9). Ele é o Deus da justiça (43: 1). Em outras palavras, aqueles que o machucaram serão responsabilizados. Também somos abençoados que, nas trevas, Ele envia “luz” e “verdade” (43: 3). Existem muitas outras declarações sobre quem é o Senhor além dessas.
Este lamentador tem uma visão robusta de Deus. No meio de sua tristeza, você se lembra que existe um Deus vivo? Não há nada como dor e angústia para revelar a verdadeira profundidade da sua maneira de crer. Você armazenou boa teologia para tempos de aflição e questionamento?

O lamento apropriado se apega à promessa de que sempre há esperança
Anos atrás, Jerry Bridges definiu uma vida de confiança da seguinte maneira: “Confiança não é um estado mental passivo. É um ato vigoroso da alma, pela qual escolhemos nos apegar às promessas de Deus e nos apegar a elas, apesar da adversidade que às vezes procura nos dominar.” [4]
O escritor faz isso enquanto luta com sua alma para lembrar que há um futuro. “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei… (42: 5). [5]

Mesmo que o futuro próximo pareça sombrio, sempre haverá um futuro eterno; portanto, “deixe seu olhar irromper para a eternidade”. [6] O resto da vida no planeta pode parecer insuportável, mas discipline sua mente de que o céu é real e um dia (mais cedo do que você pensa) todas as lágrimas cessarão.
Observe que colocar em prática a definição de confiança de Jerry Bridges é diferente de recitar a Bíblia para si mesmo ou ainda de repetir um verso em sua cabeça. Isso seria tratar versos como se fossem meros mantras. Na realidade, isto está lutando com sua alma para escolher acreditar na verdade em meio ao caos. Isso pode acontecer na primeira vez que você lembrar sua alma da verdade, se você disser que acredita. No entanto, isso provavelmente significa que, dois minutos depois, você precisará fazer isso novamente.
Você está lutando com sua alma para acreditar na verdade? Como você está acreditando que há um futuro?
Tudo isso parece bom em teoria, mas como você faz isso?

Ideias práticas para praticar o lamento
Que tal seguir o padrão deste Salmo e fazer seu próprio lamento voltando-se ao Senhor? Em outras palavras, coloque os detalhes de suas tristezas e dúvidas no Salmo.
Uma variação dessa ideia seria escrever seu próprio Salmo de lamento ao Senhor. Se você for como eu, às vezes nem sei o que dizer ao Senhor, porque estou sofrendo muito. Deixe este Salmo ou outro lamento orientar sua oração escrita e ajudá-lo a articular sua dor.
Tente andar e lamentar, ou ficar de joelhos enquanto lamenta.
Volte a esses dois capítulos e encontre o maior número possível de atributos de Deus. Então, ore novamente ao Senhor e agradeça a Ele por quem Ele é no meio de sua dor.
Memorize a definição de confiança de Jerry Bridges e escolha algumas das promessas das Escrituras para lutar com sua alma para crer e se apegar no meio da escuridão.

Perguntas para reflexão
O que ajuda você a lamentar?
O que você acha de perguntar a Deus: “por quê?”

Referências
[1] Dicionário on-line Merriam Webster, “Lament”. Acessado em 16 de novembro de 2018.
[2] Esses Salmos provavelmente eram originalmente um, conforme indicado no capítulo 43, sem título. Além disso, os dois salmos seguem o mesmo formato e tema.
[3] Charles Spurgeon, O Tesouro de David, vol. 1 (McLean, VA: MacDonald Publishing Company, ano não listado), 274.
[4] Jerry Bridges, Confiando em Deus, mesmo quando a vida dói (Colorado Springs, CO: NavPress, 2008) 214.
[5] Ver também os versículos 11 e 43: 5.
[6] Esta é uma frase que li há muitos anos, mas não me lembro do livro.

___________________________________
Ernie Baker é pastor de aconselhamento na First Baptist Church de Jacksonville (Flórida, EUA) e ajuda a supervisionar o The Grace Center for Biblical Counseling. Ele também é coordenador do curso on-line de aconselhamento bíblico da The Master’s University, é membro da ACBC – The Association of Certified Biblical Counselors e conciliador no The Institute for Christian Conciliation.

Artigo original em inglês “Psalms 42 and 43—The Gift of Lament” disponível em: https://www.biblicalcounselingcoalition.org/2019/04/03/psalms-42-and-43-the-gift-of-lament/

Traduzido por Elias Naline Shumiski.